PROPRIEDADE INTELECTUAL: A IMPORTÂNCIA DA MARCA DA SUA EMPRESA

A sua marca é a identidade do seu negócio, aquilo que diferencia o seu produto ou serviço no mercado, principalmente perante o consumidor, que sempre acaba tendo alguma marca de preferência.

Ela permite ao consumidor distinguir o produto ou serviço ofertado pela empresa dos demais concorrentes, estando, portanto, diretamente ligada ao seu consumidor final, influenciando na escolha na hora da compra.

Por esta razão, ela possui extrema importância, mas acaba sendo deixada de lado por alguns empreendedores.

A proteção da marca somente se dá através do seu registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que assegura a propriedade da marca em todo o território nacional.

Com o registro o empresário estará se resguardando contra o uso indevido por terceiros, exclusividade do uso em seu mercado alvo, pode buscar, inclusive, fontes de renda através do licenciamento e cessão da marca (ocorre, por exemplo, nos casos de franchising), entre outros inúmeros benefícios.

Empresário, fique atento que uma forma de ampliar o seu Market share é tendo conhecimento da sua área de atuação, seu público alvo e boa divulgação da marca.

Por este motivo, é imprescindível assegurar os seus direitos sobre aquilo que a sua empresa cria ou fornece, especialmente quanto a plágio, concorrência desleal e até mesmo a associação errônea do seu consumidor com o seu produto ou serviço.

Vale destacar que até na internet os domínios próprios das marcas têm ganhado cada vez mais espaço, de modo que, quando surge um conflito com uma marca já registrada, cabe ao seu titular reivindicar o uso exclusivo, podendo exigir até indenização por danos morais, caso a marca seja usada de forma indevida e/ou em desacordo lei.

plugins premium WordPress