A GUERRA E O AUMENTO DAS COMMODITIES AGRÍCOLAS

Segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPAE) a guerra impactou diretamente nos preços das commodities brasileiras. Nesse aspecto, destaca-se o aumento da commodities agrícolas. [1]

No cenário de guerra atual temos duas naçõe protagonistas em commodities agrícolas em conflito. Sendo a Rússia uma das maiores exportadoras de trigo do mercado internacional e a Ucrânia apresentando um papel importante como fornecedora de milho e óleo de girassol. [2]

Tendo em vista as restrições do mercado russo e dificuldade logística causadas pela guerra na Ucrânia observamos um aumento no preço destes insumos. Este aumento é evidenciado no boletim do segundo trimestre da Secretaria de Comércio Exterior no qual é apontado um aumento de 39% da soja e de 59% no preço do milho. [3]

A Figura abaixo ilustra o impacto da guerra no mercado agropecuário, onde nota-se um aumento expressivo do valor total das exportações trimestrais brasileiras com destaque para a diferença entre o segundo trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, onde teve o início o conflito.

 

 

O aumento ilustrado no gráfico anterior é perceptível ao consumidor brasileiro, que nota este crescente avanço nos preços nos supermercados diariamente. Por outro lado, os produtores estão tendo um bom rendimento e os investidores veem um mercado aquecido e interessante para possíveis investimentos.

[1] Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities. Disponível em:  Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities agrícolas, segundo Ipea | Agência Brasil (ebc.com.br).  Acesso em 02/10/2022.

[1] Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities. Disponível em: Guerra na Ucrânia afeta preços de commodities agrícolas, segundo Ipea | Agência Brasil (ebc.com.br). Acesso em 02/10/2022.

[1] Boletim de comércio exterior do segundo trimestre. Disponível em:  boletim_de_comercio_exterior_2trim22.pdf (www.gov.br) . Acesso em 02/10/2022.

[1] Boletim de comércio exterior do segundo trimestre Disponível em:.boletim_de_comercio_exterior_2trim22.pdf (www.gov.br). Acesso em 02/10/2022.

A GUERRA E O AUMENTO DAS COMMODITIES AGRÍCOLAS
× Como podemos te ajudar?