BIOMETRIA FACIAL COMO PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

Há muitos anos aposentados e pensionistas do INSS têm dificuldade para realizar a prova de vida, especialmente devido a problemas de locomoção que podem ir se agravando com o avançar da idade e tornam a experiência sempre desgastante.

Recentemente, por conta da pandemia que assolou a humanidade, essa dificuldade foi ainda maior devido às medidas de saúde e segurança determinadas pela OMS, que incluem o distanciamento social e diminuição de transportes públicos.

Buscando formas alternativas para resolver o problema, o INSS, em parceria com o Ministério da Economia desenvolveram um projeto que possibilita realizar a prova de vida diretamente pelo aplicativo meu-gov.br, através de biometria facial, que possibilita a identificação do usuário através de traços do rosto.

A inovação pode ser acessada para os aposentados e pensionistas que já tenham cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou no DETRAN, bastando acessar o portal gov.br e solicitar o serviço digital diretamente no aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

O aplicativo irá solicitar que o usuário tire algumas fotos com diferentes movimentos faciais, a fim de confirmar a sua identidade.

A validação da prova de vida através do reconhecimento facial poderá ser consultado pelo aplicativo Meu INSS.

Vale destacar que, por ser um procedimento inovador, o aplicativo pode apresentar falhas, necessitando realizar a validação mais de uma vez. Caso tenha algum problema, o aposentado ou pensionista pode entrar em contato diretamente com o INSS ligando para o número 135.

× Como podemos te ajudar?