O que você precisa saber sobre Inventário Extrajudicial

O que você precisa saber sobre Inventário Extrajudicial

Resultado de imagem para inventário

Inventário extrajudicial, como fazer?

O inventário é um procedimento realizado para regularizar os bens de uma pessoa que faleceu para, dessa forma, quitar as dívidas remanescentes e realizar a partilha dos bens aos herdeiros.

Com a intenção de desafogar o judiciário, bem como reduzir os custos e acelerar o processo, a Lei 11.441/2007 estabeleceu a possibilidade de realização de inventário extrajudicial.

Mas, você sabe quais são os requisitos para que o inventário seja feito de forma extrajudicial? São eles:

  •  Os herdeiros devem ser maiores e capazes;
  •  Não pode existir testamento;
  •  Os herdeiros devem estar em acordo;
  •  Deve figurar a participação de um advogado na escritura.

Cumpridos os requisitos, os herdeiros deverão contratar um advogado, já que este segundo a Lei 11.441/2007 é parte indispensável para a realização do inventário extrajudicial, podendo este ser comum a todos os herdeiros ou diferente para cada um.

Feito isso, o próximo passo será procurar o Cartório de Notas de confiança e escolha dos herdeiros e comparecer com toda a documentação relacionada pelo advogado.

Vale lembrar que, no caso de não haver acordo inicial entre os herdeiros e o acordo vir a acontecer no curso do processo, esse poderá ser convertido em extrajudicial para agilizar o procedimento de inventário.

Fonte: Jusbrasil

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>